quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Treinamento de corrida Intervalado


Intervalado

Pode ser feito de algumas maneiras, como caminhar e correr, trotes alternados com corridas alongando a passada, do tipo fart leck (trote nas curvas e corrida nas retas) em uma pista olímpica, como forma de “tiros” ou piques de 100, 200, 400, 1000, 2000 metros. Exercícios de força, potência e agilidade também podem ser feitos de uma forma intervalada, porem com outro foco. Lembrando sempre da importância na sua recuperação a cada série ou tiro, também podendo ser uma recuperação ativa.

Importante entender também, que cada pessoa tem seu limite e um tempo para recuperação conforme seu debito cardíaco e Vo2 Máx. Seu tempo de atividade principal e de descanso  determina o metabolismo utilizado, ou seja, conforme o estimulo dado na atividade principal, se for de longa ou curta duração, determina se é aeróbico ou anaeróbico, respectivamente. Por isso certifique-se de que está com um profissional qualificado e passe a ele seu objetivo a ser conquistado. Se a sua aptidão física for baixa seu treino deverá ser adaptado da melhor forma para que não ocorram lesões e desmotivação por exaustão.

Todas essas formas, a não ser o fart leck feito na pista olímpica (400 metros, na qual podemos definir o número total de voltas como duração do exercício), são feitos mediantes a um tempo cronometrado de ação e recuperação, também contendo um numero “x” de séries e repetições de cada exercício.
Publico abaixo uma matéria da Revista Saúde mostrando um novo jeito de treinamento intervalado vindo da Dinamarca, boa leitura!


Professor Thiago Pandolfo
CREF: 014094-G/RS
      Contatos: (51) 9681-4914
 personalthiagopandolfo@gmail.com

Os benefícios da corrida intervalada
Vindo da Dinamarca, o novo treino melhora tanto o desempenho nas pistas como a própria saúde por Theo Ruprecht .


O fisiologista Thomas Gunnarsson criou, junto com parceiros da Universidade de Copenhague, o método batizado de 10-20-30, composto de períodos de passadas bem aceleradas intercaladas com trotes leves (entenda exatamente no que ele consiste abaixo). A idéia original era incrementar o resultado em provas - o que, diga-se de passagem, de fato ocorreu. "Mas, além de os voluntários diminuírem em quase um minuto seus tempos em uma corrida de 5 quilômetros, eles apresentaram menores índices de colesterol e pressão sanguínea", destaca Gunnarsson. "Os resultados são surpreendentes em especial porque os participantes já eram treinados. Acreditamos que a variação de intensidade seja a responsável pelos benefícios", conclui. 



Não é para qualquer um: 

Quem pode: Indivíduos com preparo no mínimo moderado e que tenham sido avaliados recentemente por um especialista. 
Quem não pode: Obesos e sedentários. Eles devem consultar um médico do esporte e pegar leve por meses antes de apostar na tática. 


                                                                       Como o 10-20-30 funciona


Um cronômetro é tudo de que você precisa para adotar a prática. Confira abaixo:  

1. O aquecimento Antes de tudo, corra numa boa por 1 quilômetro. Isso deixa os músculos prontos para aguentar o tranco. 

2. O revezamento Após esquentar, trote devagar por 30 segundos, corra em ritmo moderado por 20 e, aí, dê um pique por dez. Repita cinco vezes e, então, descanse por dois minutos. A proposta é fazer tudo isso quatro vezes, o que dá cerca de 28 minutos de malhação.


Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...